segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CTG SENTINELA DO PAGO DE MARAU


Histórico

O CTG Sentinelas do Pago foi fundado em 27 de junho de 1965 por um grupo de marauenses liderados por Alberto Borella o patrono da entidade. O lema do CTG Sentinelas do Pago é DE PÉ PARA A DEFESA DO RIO GRANDE, o símbolo a ave quero-quero, por ser uma ave que esta sempre alerta para defender o seu ninho e nos devemos estar sempre alerta as tradições do povo gaúcho.
O CTG conta hoje com departamentos artístico, cultural, campeiro e de esportes, tem hoje 361 associados titulares ativos. Desde sua fundação se mantem atuante junto ao movimento tradicionalista gaúcho em especial a sétima região tradicionalista, região a qual faz parte, participa de eventos pela região e estado tendo destacada participação em competições em todos os departamentos.

Patronagem

Próximos Eventos
    Departamento Cu

    CTG RODA DE CHIMARRAO

    E um Ctg localizado no bairro serraria da capital e com uma ótima estrutura este ctg e um dos mais antigos desta area da capital e sta em pleno funcionamento

    CTG HERANÇA DO PATERNAL


    Sobre C T G Herança

    O P. L. Herança Paternal no dia 08 de junho de 2011 em assembléia geral extraordinaria por unanimidade passou denominar-se Centro de Tradições Gauchas Herança Paternal.

    Fui nascido em 06 de Julho de 1980, na cidade de Dom Pedrito, meus pais são um grupo de tradicionalistas que adotaram como distintivo: "um gaúcho laçando a cavalo", e tendo como cores: preta, verde, amarela e branca.

    Meu lema ficou assim conhecido:
    Na Tronqueira do Passado o Esteio do Futuro.

    A partir daí dei meus primeiros passos em uma sede provisória até construir a minha sede própria.
    Contei com ajuda dos baluartes herdeiros farroupilhas que com esforço e dedicação vestiram as minhas cores, e tornou meu sonho uma realidade.

    No dia 31 de Novembro de 1991, inaugurei minha sede própria, na Rua 21 de abril Nº. 389, com uma área construída de 1.080 m "um mil e oitenta metros de área construída" um decreto municipal me tornou patrimônio cultural da cidade de Dom Pedrito.
    Hoje também tenho minha pista de rodeio junto á sede social.

    domingo, 4 de novembro de 2012

    CTG RANCHO DA SAUDADE DE CACHOEIRINHA



    HISTÓRICO

    Em setembro de 1986, na Semana Farroupilha, um grupo de amigos, admiradores do tradicionalismo, uniram seus esforços para criarem um CTG no município de Cachoeirinha.
    Depois de alguma tratativas, achou-se por bem apoiar um CTG já fundado, quando foram mantidos contatos com os CTGs Mãe Crioula e Guapos da Amizade, decidiu-se apoiar o CTG Guapos da Amizade.
    No início de outubro foi feita uma reunião na residência do Sr. Antônio João dos Santos. Estavam presentes outros amigos e representantes do CTG Guapos da Amizade, para acertar este inventivo.
    Ainda no início de outubro, num baile na Sociedade Esportiva Cachoeirinha, foram feitos contatos com pessoas do comércio local para integrar-se ao movimento. Em contato com essas pessoas ficou acertada uma reunião no galpão da Choupana Imóveis para o dia 28 de outubro. No dia da reunião os integrantes do CTG Guapos da Amizade não compareceram, e depois de algumas discussões em virtude do acontecido, achou-se por bem fundar um novo CTG.
    Na segunda semana depois de fundado, foi escolhido o nome "CTG Rancho da Saudade, sugerido pelo prefeito da época, Sr. Francisco de Medeiros, numa homenagem ao extinto CTG que existia no município, e que por infelicidade, incendiou.
    Em dezembro de 1986, foi eleita a 1ª patronagem, onde o Sr. Telmo Silveira Dorneles era eleito patrão.
    Em janeiro de 1987, foi adquirido uma área de 800m, na Avenida Frederico Ritter, 2626.
    Em agosto de 1987, devido ao falecimento do patrão Telmo, o Sr. Valdecir de Moraes Laus, que era capataz, assumira como patrão.
    Com o apoio do quadro social na promoções e com a venda de títulos, dia 26 de junho de 1988 foi inaugurada a primeira etapa do galpão.
    Em 19 de maio de 1990, foi feita a inauguração oficial do galpão, que recebeu o nome de Galpão Telmo Silveira Dornelles, e que hoje é um cartão postal e um orgulho para o município de Cachoeirinha.
    Hoje o CTG Rancho da Saudade possui diversos galpões, além de um centro de eventos.
    O lema do CTG, "Gaúcho da Ilhapa à Presilha", significa a extensão das raízes do tradicionalismo no coração dos seus associados. Ou seja, ser gaúcho de uma ponta a outra. Ilhapa, é o termo usado para uma ponta do laço, que termina em outra ponta denominada Presilha.
    Aos poucos o CTG Rancho da Saudade foi crescendo e criando uma identidade própria, se tornando diferente dos demais CTGs, principalmente pelo ambiente familiar dentro do galpão. Com o decorrer dos anos esse Rancho foi se tornando a segunda casa de diversas pessoas, todas com um mesmo sentimento: O amor pelas tradições do Rio Grande do Sul.

    CTG ALMA CRIOULA DE VIAMAO

    Histórico
    Ao primeiro dia do mês de maio de 1984, na rua “D” Nº 510 na Vila Elsa, reuniram-se moradores desta comunidade de Viamão convocados por uma comissão de organização, com a finalidade de criar um Centro de Tradições Gaúchas, de caráter esportivo, educativo e cultural, especialmente ao folclore e às tradições gaúchas, sem fins lucrativos e sem propósitos político-partidários ou religiosos. A comissão foi presidida por Manoel Antonio Alves de Oliveira e secretariada por Suely de Souza Mendes, designados pelos presentes. Foram examinados e aprovados os estatutos. O processo eletivo se deu por indicação e aclamação, onde a posse dos eleitos para a patronagem se daria a partir da presente data e findaria conforme contido nos estatutos. Foi eleita a primeira patronagem do Centro de Tradições Gaúchas Alma Crioula: Patrão Manoel Antônio Alves de Oliveira, 1º Capataz João Pedro Mendes, 1ª Sota-Capataz Suely de Souza Mendes, 1ª Agregada das Pilchas Lurdes Santos de Oliveira, Conselho Fiscal Valdomiro da Silva e demais membros compondo a patronagem. Após a leitura da ata de fundação, deu-se por encerrada a Assembléia Eletiva com o lema “Unidos Cultivamos a Tradição!” Em outubro, o CTG recebeu a visita do coordenador da 1ª RT, Sr. Nelson Mileski, para falar sobre Tradicionalismo e filiação ao MTG.  O CTG utilizava o Salão da Capela Nossa Senhora das Graças como sede provisória para seus eventos e em agosto de 1985 seu Galpão próprio foi pré-inaugurado.
    Em setembro de 1986 foi eleito pelo Conselho de Vaqueanos a 2ª patronagem: Patrão Edelci Alves Rolin, 1º Capataz João Pedro Mendes, 1ª Sota-Capataz Suely de Souza Mendes, Agregados das Pilchas João Pagano e Arnildo Armani. Em dezembro de 1987 o CTG se fez presente na fundação da União Tradicionalista Viamonense (UTV).
    Em setembro de 1988 o Conselho de Vaqueanos elegeu a próxima patronagem: Patrão Arnildo Armani, 1º Capataz Edelcy Alves Rolim, Sota-Capataz Romeu Santos, Agregado das Pilchas Cláudio V. J. da Silva e demais membros compondo a Patronagem. Nesta gestão foi iniciada a construção da secretaria e chapelaria em frente ao galpão.
    Em outubro de 1990 foi eleita a próxima patronagem: Patrão Claudiomar Correia, Capataz João Pedro Mendes e Valdomiro da Silva, Agregados das Pilchas Luis Machado e Adalberto Carrion, Sota-Capataz Mariza Machado e Zuleica Carrion, Conselho de Vaqueanos Arnildo Armani.
    Em 1992 assume a próxima patronagem: Patrão Denis Manini, Capataz Valdomiro da Silva, Agregado das Pilchas Clarindo Machado. Nesta gestão deu-se início a um planejamento para a reforma do galpão, que já estava com as estruturas deficientes. Uma equipe de voluntários, liderada pelo Sr. Cláudio V. da Silva, apresentou um projeto para a construção de um novo galpão, descartando a idéia de reforma no antigo.
    Em abril de 1994 assumiu como Patrão o Sr. Valdomiro da Silva. Nesta época foi iniciada as obras do novo galpão, tendo como base a secretaria e chapelaria já iniciadas anteriormente e que se encontravam inacabadas. O apoio financeiro da construção teve como base as doações de materiais feitas por colaboradores, além da renda no bolicho junto a cancha de bocha, já que a mão-de-obra era grátis. Os serviços do madeiramento e telhado foram doados pela prefeitura (Prefeito Pedro Antônio). Durante as obras, haviam poucas atividades no CTG devido ao velho galpão já estar com suas estruturas comprometidas.  Ao final do ano de 1997 o novo galpão foi inaugurado com um baile.
     Em maio de 1998, junto as comemorações do 14º Aniversário do CTG Alma Crioula, foi eleita a 1ª patronagem do novo galpão: Patrão Esio Fernandes, Capataz Valdomiro da Silva, Agregado das Pilchas Cláudio V. J. da Silva, Sota-Capataz Florêncio Benites, Conselho de Vaqueanos Arnildo Armani, Conselho Fiscal Artidonio Santos. Nesta gestão foi iniciadas as obras da nova cozinha e bolicho, além do recadastramento do quadro social da entidade.
    Em maio de 2000 foi eleita pelos sócios a nova patronagem: Patrão Artidonio Santos, Capataz Valdomiro da Silva, Sota-Capataz Katieli Curtinaz, Agregados das Pilchas Adão F. da Silva e Claudiomar Santos, Conselho de Vaqueanos José Dias, Conselho Fiscal Nepomuceno Oliveira. Foi criado o museu e a área reservada na lateral do galpão.
    Em maio de 2002 é eleita a próxima patronagem: Patrão Esio Fernandes, Sota-Capataz Florêncio Benites, Agregado das Pilchas Kleber Gabardo, Conselho de Vaqueanos José Dias, Conselho Fiscal Nepomuceno Oliveira. Nesta gestão foi concluído a cozinha e o bolicho e construído o atual galpão da cancha de bocha.
    Em novembro de 2003 ocorreu nova eleição para patronagem: Patrão Kleber Gabardo, Capataz João Cardoso, Sota-Capataz Andriele Barreto e Aline Cardoso, Agregado das Pilchas Claudiomar Santos, Conselho de Vaqueanos Artidonio Santos, Conselho Fiscal Marilia Vieira. Nesta gestão foi reformada a cancha de bocha e criados o Rodeio Artístico e a Gincana Cultural do CTG Alma Crioula.
    Em novembro de 2005 foi eleita por aclamação a seguinte patronagem: Patrão Kleber Gabardo, Capataz João Cardoso, Sota-Capataz Florêncio Benites, Agregado das Pilchas Claudiomar Santos, Conselho de Vaqueanos Marcos Carrion, Conselho Fiscal Marilia Vieira.
    Em dezembro de 2007 foi eleita a patronagem para a gestão 2008 / 2009, tendo como Patrão o Sr. Edelci Alves Rolin, Capataz Esio Fernandes, Agregado das Pilchas Claudiomar Santos, Sota-capataz Florencio Benites, 2ª Sota-capataz Marilia Vieira, Conselho de Vaqueanos Arnildo Armani, Conselho Fiscal Artidonio Santos. Nesta gestão foi feita a reforma do Palco do CTG e pintura da paisagem atualmente existente no mesmo.
    Em novembro de 2009 foi eleito o Patrão Rodrigo Fiorenza e sua patronagem para gestão 2010 / 2011: Capataz Florencio Benites, Conselho Fiscal Claudio Kuhn, Guaiaca Claudiomar Santos, 1ª Sota-Capataz Silvania Colossi, 2ª Sota-Capataz Giovana, Coordenador Artístico Julio Cesar Castro, Posteiro de Patrimonio Renato Guimarães, Cordenador Cultural Carlos Olmes "Carlão", Coordenador Esportes Clarindo Machado "Liquinho" e Patrão de Honra Valdomiro da Silva. Em Maio de 2010 o Patrão Rodrigo deixou o cargo em função de problemas particulares e tratamento médico, assumindo portanto o então Capataz e agora Patrão Florencio Benites. Claudiomar Santos assumiu a função de Capataz e demais membros da Patronagem permaneceram em seus cargos.

    Viamão, Junho de 2010.


    sábado, 3 de novembro de 2012

    CTG RAIZES DO SUL DE PORTO ALEGRE


    CTG Raízes do Sul

    1ª Região Tradicionalista - MTG/RS "O CTG Raízes do Sul traz na alma gaudéria as coisas do pampa." Rua São Domingos, nº89, Bairro Bom Jesus, Porto Alegre /RS, CEP:91420-270


    LocalPorto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    IntroduçãoFundado em 20 de Julho de 1986, com sede no salão paroquial da Igreja Bom Jesus, tendo como primeira patronagem: Presidente Ronaldo Evangelista Diniz, 1º Vice-Presidente Senhor Rui Caldas Machado Filho, 2º Vice-Presidente Sr. Nelson Edi Bothona.Antes do dia 20 de julho de 1988 o CTG Raízes do Sul foi transferido para o Clube Bom Sucesso, também no Bairro Bom Jesus e em 23 de novembro de 1989 já estavam na nova sede atual, após conseguirem o terreno, na Rua São Domingos, n.º 89, por deferência verbal especial do Prefeito da época, Sr. ALCEU COLLARES.[index_01.jpg]
    A FOTO E DO INTERIOR DO CTG ASSIM QUE TIVER DA SEDE EU A COLOCAREI

    CTG LAÇO VELHO DE BENTO GONÇALVES








    Foi fundado em 29 de agosto de 1957, e em 1959 foi inaugurado seu primeiro galpão. Na década de 1970 a sede começou a funcionar na rua 15 de novembro ,125, bairro planalto onde esta ate hoje.O nome do ctg foi inspirado numa poesia chamado MEU LAÇO de Ciro Alves Gavião.